Vers le chaos.

Outro dia vi uma enquete que dizia que a maioria dos jovens prefere assistir filmes dublados.
Fiquei assustado com esse dado.
Começam escrevendo nessa linguagem “internética” capenga, mal conseguem ler duas páginas seguidas de um livro, o estudo foi substituído pelo Google e ler legenda em filmes cansa.
Será que o Saramago, que tinha até um blog, tinha razão quando disse numa entrevista ao Globo: “Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido”.
Será?

Anúncios

5 Respostas para “Vers le chaos.

  1. Faz sentido, a quantidade de analfabetos funcionais é enorme e só tende a piorar, em um país onde a educação não é valorizada.
    Ah, e parabéns pelo blog, é bom ter mais um lugar pra ler opiniões sensatas.

  2. Saber se comunicar em internetiquês, ou em grunhidos, não é problema nenhum, desde que se saiba com razoável proficiência e clareza ao menos uma lingua culta. Abraços,

  3. Para muitos os tais 140 caracteres do twitter são mais do que o suficiente. Vivo em Vienna e por aqui filmes dublados são algo muito comum nos cinemas. Eu, particularmente, não gosto, pois sou ligado na interpretação dos atores, no contexto inicial sob o qual foi pensado o audiovisual. Eu falo internetês e também estou aprendendo a norma culta do alemão, acho que uma coisa não tem a ver com a outra. Você não disse onde foi realizada esta pesquisa (apesar de ter postado bem mais de 140 caracteres), E nem deu a fonte da enquete.

    Algumas das maiores obras expressionistas são “grunhidos”. O homem não é obrigado a se comunicar (ou a consumir) apenas palavras escritas, e aqueles que não o fazem não valem menos por conta disso. Tem uns moleques filmando, fotografando, ilustrando, que ainda vão dar o que falar daqui a uns anos.

  4. O curioso é que no lugar mais culto do planeta, a Europa, todos os cinemas são dublados,com raras excessões…mas acho que é mais uma coisa nacionalista…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s