Uma linda exposição no CCBB-RJ – “Índia!”

Estive neste final de semana no CCBB para ver a  mostra  “Índia!”, exposição temática, interativa e multimeios que retrata a cultura indiana.
Na mostra podemos ter uma visão, ainda que tênue, do grande caldeirão de culturas que é esse país, com mais de 5.000 anos de história, seis religiões, 200 etnias, 23 línguas oficiais e mais de 1 bilhão de habitantes.
Em exposição 380 peças ao todo, tentam ilustrar as tradições e a realidade desse  país contraditório. São exibidos desde roupas tradicionais e cartazes dos filmes de Bollywood, até ícones religiosos dos templos e retratos de figuras como Mahatma Gandhi e madre Teresa de Calcutá.
As fotografias de Raghu Rai e Raghubir Singh nos dão uma ideia  dessa terra exótica, de intensos rituais religiosos, tradições fortes e do caos desse mega país.
“A Índia sempre foi um caldeirão de culturas”, diz Pieter Tjabbes, curador da exposição. “Fizemos uma mostra com muitas cenas do dia a dia, da vida como ela é.”
A exposição mostra também cenas do cotidiano e dá grande destaque a uma paixão dos indianos: a narração de estórias. Sob curadoria de um expert no assunto, o indiano Dadi Pudumjee, há marionetes, fantoches, bonecos de sombras e filmetes com a exibição de contadores de estória.
A crítica que faço a essa montagem é em relação à iluminação. Com a intenção, ao que parece,  de fazer uma iluminação cenográfica, várias peças estão com iluminação precária, dificultando sua visualização e existem vários buracos na iluminação com sombras que incomodam,  assim como  uma potência de iluminação muito baixa em várias salas.
Uma pena, pois a mostra está muito bonita e merecia uma iluminação mais cuidada e atenta.
Tentei mostrar a diversidade e grandiosidade da mostra nas fotos abaixo, mas fiquei longe de ter êxito na missão.

Enfim, uma exposição a não se perder.

Anúncios

6 Respostas para “Uma linda exposição no CCBB-RJ – “Índia!”

  1. muito interessante esse comentário e a recomendação para ver uma exposição importante. e, como sempre, as belíssimas fotografias desse mestre, que por minha grande sorte na vida, é meu amigo. abraço carinhoso. ivan lima

  2. :Linda Sergão, Gostei muito do texto e principalmente das fotos… Realmente é uma exposição imperdível… como estou em Goiás, vlw pelo post, curti di mais, abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s